quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Minha Opinião #4 - Direitos Reservados

Postado por Anônimo às 17:30
  É uma dúvida que provavelmente muitos blogueiros já tiveram. Você cria seu blog, com seu estilo, no seu ritmo, e acaba, inventando colunas - aquelas idéias que, vira e mexe, nós temos.               
 Mas essas idéias podem ter copyright?


 Será que nossas idéias podem ter direitos reservados, porque, pensando bem, quando surge um programa de TV por aí que dá certo, as outras emissoras logo copiam - tratando apenas de mudar o nome e algumas coisas. Então nada impede de, aqui na área da blogosfera, fazermos o mesmo.
Ou seja, você vê uma coluna por aí e copia. Trata apenas de mudar o nome, banner, contexto, enfim. Copia, mas não dá os créditos. Como se a idéia fosse própria da pessoa.

  Acho eu que isso não é ilegal, mas também não é ético. Mas, pensando bem, a blogosfera é uma área que não conta com um conselho fiscalizador, ou algum órgão "regulador", digamos assim, a quem possamos recorrer. Então, fico confuso nessa questão, já que não temos o que fazer quando somente há o caso de "copiar" idéias de um blog (caso esteja especificado o copyright).

  Vale também lembrar que há sessões (ou seções) que não tem direitos reservados, por exemplo, a resenha, crítica de filme, particularidades (como "Eu quero" "Lendo" "Desejo do dia"), e etc.

  Mas, se tratando de idéias "originais" ou novas. Podem ter copyright? O que você acha?

4 comentários:

O velejador de ideias on 10 de novembro de 2011 às 09:51 disse...

Não há como proteger nossas idéias na internet. Se fosse assim, não teríamos casos de cópias de blogs, layouts, pensamentos pessoais.... Acho que só depende da ética de cada um.

Anônimo disse...

Sim, mas a concordemos que a ética hoje vai de mal a pior em qualquer lugar.

Obrigado por comentar.

Lilo on 11 de novembro de 2011 às 14:49 disse...

Bom, concordo com o colega aí de cima, que estando na internet fica difícil ter controle sobre direitos autorais etc. Acho que se não quer ter a ideia copiada ou algo do gênero é melhor deixar bem claro ou nem upar na rede, pq infelizmente temos sim, pessoas sem ética que abusam da ideia de outros sem dar os devidos créditos. Infelizmente é uma realidade que acho eu, não vai mudar, então nos resta prestar bastante atenção com o que fazemos para não ter dor de cabeça mais tarde.
Bjos
Lilo
Redenção

Anônimo disse...

Calma, deixa eu explicar esse texto é do Noah ( colunista), e ele escreve (muito) bem, e nós expressamos nossa opinião e ele tenta passar para a escrita.

Eu realmente prefiro não atualizar do que postar cada lançamento em uma postagem.

Postar um comentário

O seu comentário é importante para nós. Comente. :)

 

Confins da Leitura Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos