domingo, 11 de dezembro de 2011

Minha Opinião #5 - Criatividade

Postado por O Livreiro² às 14:05
Para começarmos a discussão deixo a seguinte pergunta: um blogueiro que leu vinte livros terá mais estrutura que um que leu cinqüenta?
 É mais que óbvio que a resposta será não. Porque, afinal, um blogueiro que leu vinte livros fará vinte resenhas e um que leu cinqüenta fará trinta resenhas a mais. 


 Ou seja, se ele postar um post por dia letivo terá por volta de dois meses de posts garantidos.
 Mas, enquanto isso o que acontecerá com o blogueiro que leu vinte livros?  A resposta é que ele tem duas opções:

1-     Dividir as resenhas em três partes cada.
2-     Ou postar lançamentos.

  Se formos pensar melhor, ele só poderá postar lançamentos, porque quase ninguém irá acompanhar as três partes de cada resenha.
  Os lançamentos atraem muito público, mas bem menos do que uma boa resenha faria, e assim o blog não cresce, e ele se vê na obrigação de fazer spams, o que prejudica o rapaz que leu cinqüenta resenhas e não faz spams.
  Não temos nenhum órgão regulador na blogosfera literária, pois dentre todos os setores da blogosfera, somos a parte da cultura maior, somos a base, a educação.
  Infelizmente não há antídoto contra a falta de criatividade, como diria um bom amigo meu.
  Para mostrar que o que falo é a mais pura verdade, imaginemos se as editoras parassem de criar lançamentos por um mês o que aconteceria com esse blogueiro? Deixo a resposta por conta de vocês. 
  E por favor, comentem, pois é daí que surge minha criatividade. Porque essa é a minha opinião, dê a sua nos comentários.

4 comentários:

Mari on 12 de dezembro de 2011 às 15:34 disse...

Ah isso é verdade hein, triste realidade.
Eu particularmente tento fazer um post único de lançamentos das editoras parceiras, é claro que muitas vezes não consigo ler um livro por dia e no outro fazer uma resenha, mais vou intercalando com poemas e textos que eu faço, pra assim não fica um vazio.
conheço blogs que só fazem post de lançamentos não só de livros mais de tudo.
Ah então o livro O diário de Suzana para Nicolas é um romance, mas com um suspense, acredito que você também vai se surpreende, depois me fala o que achou então.
Beijo
http://marifriend.blogspot.com/
@Storieandadvic

Amanda Cristina on 12 de dezembro de 2011 às 17:18 disse...

Acredito que um blog, independente de que assuntos aborda, não pode viver de um tema só. Um blog de livros não continua em pé se for alimentado só com resenhas e divulgações de lançamentos assim como nós não continuamos vivos só com água e pão.
Para ele ter estruturas e crescer de boa maneira tudo é necessário: criatividade da parte do blogueiro para criar colunas novas que se relacionem com o tema central que o blog propõe.
Esses blogs citados não sobreviveriam, ao meu ver. Os leitores não gostam de ver uma coisa só o tempo todos... Temos que inovar e deixá-los com vontade de voltar para conferir a próxima novidade do blog! :)


Beijinhos, Amanda Cristina.
www.primeiro-livro.com

Renato Temponi Domingues on 13 de dezembro de 2011 às 12:05 disse...

Concordo com a Amanda. Embora o blogueiro que tenha lido cinquenta livros produza mais resenhas, um blog não se baseia apenas nas mesmas. Ainda temos os lançamentos como você mesmo disse, entrevistas e outras tantas colunas. No final, tudo depende mesmo da criatividade do autor.

Abraços :)

www.acafeteriadaesquina.blogspot.com

Renato

O Livreiro² on 13 de dezembro de 2011 às 12:35 disse...

Concordo com todos que comentaram, e acrescento em minha opinião agora que acho as resenhas a estrutura de um blog literário, assim como a estrutura de um blog de músicas é a música.
Logo que você não faz resenhas, e muito menos conteúdos diferenciados, você perde visualizações e o crescimento efetivo do blog vai decrescendo.
E acredito também que se as resenhas são a estrutura, logo a criatividade vira a base.

Obrigado a todos. :)

Postar um comentário

O seu comentário é importante para nós. Comente. :)

 

Confins da Leitura Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos